Conhece alguém que deseja abrir uma clínica médica? Saiba que nós da Nexpe Contabilidade e Consultoria podemos te ajudar.

Em teoria, qualquer pessoa pode abrir uma clínica médica. Porque, para montar uma clínica médica, não é necessário ter formação em medicina ou em qualquer área da saúde. Basta que tenha conhecimento sobre administração de empresas e o perfil de um empreendedor.

No entanto, poucos são os médicos que possuem essas características, fazendo com que, sem apoio de um profissional especializado, seu negócio esteja fadado ao fracasso.

Possui o sonho de empreender na área da saúde? Ou conhece alguém que deseja abrir uma clínica médica? Saiba que nós da Nexpe Contabilidade e Consultoria podemos te ajudar. 

Como abrir uma clínica médica? 

Como dissemos, qualquer pessoa pode abrir uma clínica médica. Contudo, existem alguns passos importantes a serem dados para que um profissional possa empreender de forma correta.

Portanto, acompanhe a seguir quais são e descubra como abrir a sua clínica médica com assertividade! Vamos lá?

1. Fazer o registro empresarial

Primeiramente, será preciso que o empreendedor abra uma sociedade ou o registro empresarial como uma Limitada Unipessoal. Esse formato pode ser bastante útil para médicos que desejam abrir suas próprias clínicas.

Além deste formato, também é possível abrir uma:

  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA);
  • Sociedade Simples Limitada (LTDA);
  • EIRELI para Médicos;
  • Sociedade Simples Pura.

2. Contrate um médico para ser diretor técnico 

Um segundo ponto fundamental para quem deseja abrir uma clínica médica, mas não é um profissional da área da saúde, é contar com apoio de um médico como diretor técnico de seu estabelecimento.

Este é, na verdade, um passo fundamental, determinado por lei, na qual fica exigido que um profissional de medicina assine como responsável.

Regimes tributários para clínicas médicas 

Agora que o leitor já compreende quem pode abrir uma clínica médica, é dado o momento de compreender o processo de tributação.

Desta forma, existem três modelos de tributação para médicos e clínicas médicas possíveis de serem adotados. Sendo eles:

  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional;
  • Lucro Real.

Cada um destes regimes apresentará uma forma de recolhimento e valores de alíquotas diferentes. Sendo assim, é de fundamental importância contar com apoio de um profissional contábil em seu momento de abertura.

Aproveite para ler: Tudo que você precisa saber antes de abrir um novo negócio

Passo a passo para abrir uma clínica médica

Ao abrir uma clínica médica, o empreendedor deverá seguir algumas regras importantes, que podem apresentar variações conforme o escopo conforme o processo de abertura de empresa. 

Veja a seguir o passo a passo:

  • Defina os serviços a serem oferecidos e CNAE médicos;
  • Escolha o tipo de empresa e elabore um contrato;
  • Registro no Cartório de pessoa jurídica;
  • Registro na Receita Federal do Brasil para CNPJ para Médicos;
  • Inscrição Municipal;
  • Compra de Certificado Digital.

Quem pode te ajudar a montar seu consultório?

O processo de abertura de uma clínica médica não possui um alto nível de complexidade. No entanto, o cenário ideal é buscar pelo apoio de uma contabilidade especializada, que possua experiência no processo de abrir e apoiar novos empreendedores durante todo o processo empresarial.

Na Nexpe, somos parceiros das pequenas e médias empresas, fornecendo serviços, informações e consultoria para que você possa crescer e focar nos seus clientes, deixando a burocracia por nossa conta.

Possuímos uma larga experiência com pequenas e médias empresas atuantes nas áreas de comércio, indústria e serviços, com destaque para as áreas de saúde, construção civil, TI, mercado farmacêutico e educação.

Aqui na Nexpe, você tem um atendimento e serviços de qualidade com um preço justo, compatível com o mercado e com o seu orçamento.

Gostou do nosso conteúdo? Possui dúvidas ou precisa de ajuda com o processo de abertura de sua empresa? Fale hoje mesmo com um de nossos consultores.

Aproveite para curtir as nossas redes sociais e acompanhar nosso blog e leia também: Quer empreender? Saiba os principais desafios a serem enfrentados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo