Empreender é uma jornada repleta de obstáculos. O que exige que os empreendedores tenham um perfil comprometido e organizado para lidar com os principais desafios a serem superados.

Tomar conhecimento de todos os desafios envolvidos em empreender é um dos principais fatores para evitar que um negócio acabe precocemente.

De acordo com o Levantamento Demográfico das Empresas e Empreendedorismo 2017, o Brasil fechou mais de 316 mil empresas em um período de 4 anos. O estudo foi realizado pelo IBGE e mostra dados preocupantes.

Ou seja, muitos empreendedores acabam iniciando a sua carreira sem conhecer os desafios que serão enfrentados. Com isso, o resultado é o fechamento de suas empresas.

Desse modo, visando contribuir para que você, empreendedor, tenha sucesso com a sua empresa, preparamos este artigo. Continue acompanhando com atenção e saiba quais os principais desafios a serem enfrentados no empreendedorismo.

Quais os principais desafios de um empreendedor?

Por mais que o número de empresas fechadas cause espanto, os dados mostram que o número de novos empreendimentos também surpreende.

Inclusive, o Brasil tem batido recordes neste quesito. Somente nos seis primeiros meses de 2019, entre janeiro e julho, cerca de 1,8 milhão de empresas foram abertas no país. Os dados são do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.

Ou seja, por mais que existam vários desafios no empreendedorismo, muitas pessoas ainda cultivam o desejo de empreender.

No entanto, é fundamental entender quais os principais desafios a serem enfrentados no momento de abrir o próprio negócio.

Se você tem interesse de empreender e conhecer quais os obstáculos envolvidos neste processo, continue a leitura deste artigo!

Veja a seguir quais são os principais desafios de se empreender no Brasil e descubra como superá-los! Vamos?

1. Investimento inicial

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por um empreendedor diz respeito à obtenção de linhas de crédito.

Ou seja, tanto para dar sequência na abertura de um empreendimento quanto para garantir fluxo de caixa, é necessário dispor de recursos financeiros.

No entanto, precisamos concordar que, muitas vezes, os empreendedores não possuem recursos suficientes, o que os fazem recorrem à linhas de crédito.

O problema é que a obtenção de créditos para empresas que estão começando no mercado pode ser uma tarefa um pouco complicada. Com isso, é fundamental recorrer a bancos que ofereçam condições especiais e que estejam de acordo com a realidade de um negócio.

Além disso, outra estratégia é obter empréstimos com amigos ou familiares, já que a confiança pode ser um fator de peso nestes casos.

2. Capacitação profissional

Dentre os principais desafios de se empreender no Brasil, encontra-se a capacitação dos empreendedores.

Acontece que muitos empreendedores iniciam as suas atividades somente com as experiências adquiridas durante a vida. Às vezes, alguns conceitos e técnicas de vendas também.

No entanto, é necessário que todo empreendedor procure se atualizar e atender às demandas de mercado. Cursos de capacitação e oficinas de empreendedorismo são práticas indispensáveis na vida de todo gestor.

3. Mercado competitivo

Toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte e do seu setor de mercado, precisa lidar com um grande número de concorrentes.

Atualmente, encontramos um mercado altamente competitivo e que demanda que as empresas busquem um diferencial competitivo para se sobressair.

Dessa maneira, é de suma importância que toda empresa avalie o mercado e busque agregar mais valor aos seus serviços. Uma das recomendações é investir no relacionamento com o cliente, buscando fidelizá-lo e torná-lo um promotor dos seus serviços.

4. Carga tributária

Uma das maiores dificuldades de uma empresa que está começando no mercado é lidar com a sua carga tributária.

Ou seja, é de extrema importância conhecer todos os impostos e quais alíquotas irão incidir sobre um negócio.

Neste momento, é indispensável que toda empresa tenha ao seu dispor os serviços de uma contabilidade. Os profissionais contábeis possuem expertise nas questões tributárias e podem contribuir com o crescimento de uma empresa.

Superando os principais desafios com o suporte de uma contabilidade

Associado ao nosso último item, é fundamental que uma nova empresa busque um serviço especializado para atuar ao seu lado, como uma contabilidade.

A falta de conhecimento técnico dos empreendedores pode ser um dos maiores entraves na hora de obter sucesso ao empreender.

Portanto, para superar os principais desafios do empreendedorismo, não se esqueça de contar com profissionais contábeis! Muito além do que questões tributárias na abertura de um negócio, uma contabilidade também atua na gestão de uma empresa.

Você pode, inclusive, entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos ajudar a sua empresa.

Além disso, não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para ler mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo