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Você sabe como definir a precificação e margem de lucro em farmácias? Lidar com ambos os conceitos é um desafio para os gestores

Precificação e margem de lucro em Farmácias: entenda o que há por trás desses números

Você sabe como definir a precificação e margem de lucro em farmácias? Lidar com ambos os conceitos é um desafio comum entre os empreendedores.

Precificar corretamente os produtos nem sempre é uma tarefa fácil para seus gestores ou empresários. Isso, porque, é preciso considerar uma série de fatores, como movimentação de mercado, cenário econômico, preços praticados por seus concorrentes e etc. 

Sendo assim, a realização de uma precificação inteligente deve ser realizada levando em consideração todos os fatores acima relacionados. Este procedimento, apesar de ser complexo, permite que o empresário trabalhe uma boa margem de lucro para sua farmácia

Deseja entender melhor este assunto? Continue lendo nosso conteúdo e entenda o que há por trás desses números.

Como definir o preço do meu produto?

Esta talvez seja uma das perguntas mais feitas por um empresário ao montar seu negócio.

Dessa forma, a fim de encontrar um equilíbrio e praticar preços atrativos para seus clientes e sustentáveis para seu negócio no mercado, diferentes métodos podem ser utilizados. 

Uma das estratégias mais comuns, a realização do cálculo de custos do produto como base no processo de precificação. Confira a seguir os principais modelos de precificação. São eles:

  • Precificação dinâmica e análise do mercado;
  • A precificação pelo valor agregado do produto;
  • Precificação a partir do cálculo de custos. 

Como calcular minha margem de lucro em farmácias?

A margem de lucro de um produto pode ser compreendida como a porcentagem a ser obtida quando dividido o valor de lucro pelo valor de custo. 

Desse modo, uma margem de lucro pode ser trabalhada de acordo com cada produto comercializado. 

O primeiro passo para compreender a margem de lucro é identificar o valor de todos os seus custos fixos e variáveis.

Após compreender cada um de seus custos, o próximo passo será identificar o quanto deseja obter de margem de lucro sobre a venda de cada produto. 

Entenda a importância de fazer a formação de preço de venda 

A realização do processo de precificação exige de um empreendedor um alto grau de conhecimento e prática. Isso, porque, é preciso considerar uma série de dados, estatísticas e algoritmos sobre o volume de vendas de sua empresa, neste caso, a farmácia. 

Sendo assim, entre os dados utilizados para formular a precificação de produtos, é preciso considerar as margens de faturamento, volume médio de vendas, controle de estoque, entre outros.

Tendo em mente cada um destes aspectos, a precificação inteligente é considerada como um dos métodos mais indicados, possibilitando assim, que os gestores de farmácias mantenham suas informações organizadas. 

Atento às diversas particularidades da formação de preço, será preciso identificar:

  • Custo de compra;
  • Valor da substituição tributária;
  • Custos financeiros;
  • Fretes, etc.

Além desses importantes aspectos para precificar produtos no setor varejista, também é necessário compreender as leis específicas para a precificação de medicamentos no país. 

Dessa forma, é preciso seguir todas as orientações dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Portanto,  é fundamental a correta formação de preço de vendas para uma farmácia, principalmente, durante os seus primeiros anos no mercado, uma vez que será preciso cobrir os gastos iniciais.

Como formar os preços de produtos na farmácia?

O processo de precificação e margem de lucro sobre a venda de medicamentos em uma farmácia são monitoradas pela CMED. 

Desta forma, se você, leitor, deseja estabelecer melhores preços sobre a comercialização de seus produtos, poderá partir do Preço Fábrica (PF), podendo cobrar até pelo Preço Máximo ao Consumidor (PMC). No entanto, alguns detalhes precisam ser observados.

Uma estratégia eficiente para obter uma boa margem de lucro é calcular o PMC considerando o valor do PF e da alíquota incidente do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Além disso, é preciso  manter-se atento ao recolhimento do PIS/Cofins que são tributos federais recolhidos pelo governo.

Formação de preço além das regras do governo

Além das formas de precificar os produtos citadas anteriormente definidas por órgãos governamentais e monitoradas, existe outro modelo de formação de preços, que um empresário farmacêutico pode recorrer. Sendo a sua formula a seguinte:

Preço de compra + ST (substituição tributária) x % margem de lucro.

Neste sentido, o empresário poderá buscar negociar com seus fornecedores o preço de compra de cada medicamento. 

Já o valor ST, citado na fórmula, faz referência ao valor da substituição tributária que estará embutida na compra de cada produto. 

Assim, tendo o valor destes dois itens, poderá ser calculado o lucro sobre o preço de custo de compra, resultando no preço de venda final ideal.

Posto isto, a lucratividade obtida acontecerá por meio da venda de determinados grupos de produtos ou de mercadorias específicas. 

Desta forma, cabe a farmácia identificar como deverá ser trabalhada a margem de lucro, assegurando assim que os lucros sejam inseridos no preço final de cada mercadoria. 

A título de concluir, o leitor pode conferir em nosso artigo como adotar uma correta precificação e margem de lucro em farmácias

Agora chegou o momento de colocar o que aprendeu conosco em prática. Para acessar mais conteúdos gratuitos como este, que podem ajudar no desenvolvimento de seu negócio, acompanhe nosso blog e siga a gente em nossas redes sociais.

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