Abrir um novo negócio envolve muito planejamento. É o que faz o empreendedor que está entrando no mercado por agora.

Abrir um novo negócio e se tornar o próprio chefe é um sonho compartilhado por milhares de brasileiros.

No entanto, muitos ainda não sabem sequer por onde começar. Com isso, acabam se encontrando perdidos diante de uma grande quantidade de burocracias envolvidas na abertura de uma nova empresa.

Desta maneira, é de extrema importância conhecer todo o processo de abrir um novo negócio bem antes de tirá-lo do papel.

É o que vai fazer com que o empreendedor se previna contra possíveis erros que possam comprometer a sua empresa.

Portanto, se você deseja se tornar dono do próprio negócio, mas sequer sabe quais são os passos que devem ser seguidos, acompanhe o artigo!

Leia com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre como abrir um novo negócio.

Além disso, aproveite para conferir também o nosso artigo sobre o assunto Crise: Ameaça ou oportunidade?

Quero abrir um novo negócio, por onde começar?

O Brasil segue batendo recordes no número de novas empresas abertas ano após ano. Atualmente, são milhares de empreendimentos que saem do papel e ganham vida.

Somente nos primeiros sete meses de 2019, o número de empresas abertas no país foi de 1,8 milhão, apresentando um crescimento de 21,3% quando comparados com o ano anterior. Os dados foram obtidos pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.

Entretanto, muitos futuros empreendedores ainda não sabem como funciona a abertura de uma empresa, tampouco conhecem os passos que devem ser seguidos.

Desta maneira, o primeiro passo para abrir um novo negócio é se planejar. A elaboração de um plano de negócios é fundamental para alinhar as suas expectativas com a realidade do seu empreendimento.

Sendo assim, conheça agora quais são os próximos passos para que você, empreendedor, possa abrir a sua empresa. Confira!

Além disso, leia também o nosso artigo sobre Dicas de gestão para micro e pequenas empresas em tempos de crise.

Passo a passo para abrir um novo negócio

Como você já pode perceber, o primeiro passo para a abertura de um novo negócio se baseia na elaboração de um planejamento.

Uma empresa sem planejamento está fadada a fracassar e fechar antes mesmo de completar cinco anos de vida. Os dados são de um estudo realizado pelo Sebrae, que buscou identificar quais os principais motivos determinantes no fechamento de um negócio.

Deste modo, deve-se conhecer, passo a passo, todo o caminho para abrir uma empresa. Veja a seguir.

Tenha ajuda de um serviço especializado

Uma das maiores dificuldades de um empreendedor, ao optar por abrir o próprio negócio, é se deparar com uma enorme quantidade de burocracias.

Sendo assim, a falta de conhecimento técnico pode fazer com que a abertura da sua empresa seja feita de maneira incorreta.

Desta maneira, é de extrema importância, logo ao decidir abrir um novo empreendimento, ter à disposição o suporte de uma contabilidade.

Os profissionais contábeis são especializados para lidar com as burocracias envolvidas na abertura de uma empresa.

Logo, não pense duas vezes na hora de contratar um serviço contábil para ser o seu parceiro de negócios.

Elaboração do Contrato social

O segundo passo é a elaboração de um contrato social, que diz respeito à definição de capital referente a cada um dos sócios responsáveis por um empreendimento.

Além disso, é o contrato social que define quais serão as atividades de um negócio e como ela irá funcionar. Itens como regime tributário, participação de cada um dos sócios, dentre outros dados estão contidos nesta parte.

Deve-se também definir e verificar a disponibilidade do nome da empresa e o seu objeto social também. Na existência de um sinal verde, a partir de um documento, o registro será reconhecido por um cartório e assinado por um advogado.

Confira também o nosso artigo sobre o tema Cuidados essenciais antes de abrir uma franquia.

Junta comercial

Outro passo para abrir o próprio negócio é a realização do registro na Junta Comercial do estado de origem. Feito esse registro, uma empresa poderá, de fato, passar a existir.

É fundamental ressaltar que o registro deverá ser feito antes mesmo da empresa obter o seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Obtenha todos os alvarás

Para que uma empresa possa ser aberta e funcionar sem nenhum problema, é de extrema importância obter os alvarás necessários.

Sendo assim, o principal alvará para uma empresa passar a existir é o de funcionamento.

Ou seja, o foco é comprovar na prefeitura da cidade, contendo todas as condições exigidas por lei.

Faça sua inscrição estadual

Ainda existem outros passos para a abertura de um novo negócio, como a inscrição estadual e o CNPJ de uma empresa.

Em sua grande maioria, os estados possuem um convênio com a Receita Federal, o que possibilita a obtenção por meio da internet.

Além disso, confira também o nosso artigo sobre o tema O futuro já chegou na sua carreira ou empreendimento?

Não se esqueça das licenças

Por fim, é de extrema importância que toda empresa tenha em mãos as licenças e inscrições necessárias para desempenhar as suas atividades.

Dessa forma, licenças como a ambiental, sanitária e vistoria de cumprimento das normas de segurança são fundamentais.

No entanto, por mais que aparente ser um processo muito extenso e trabalhoso, lembra-se do primeiro passo?

Deste modo, contar com uma contabilidade é fundamental não somente para abrir um novo negócio, como também para fazer a sua gestão.

Portanto, entre em contato conosco e descubra como nós podemos ajudar a sua empresa!

Além disso. não esqueça de acessar o nosso blog também para conferir todo o conteúdo disponibilizado lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo