Crise: Ameaça ou Oportunidade?

Crise: Ameaça ou Oportunidade?

Nesses tempos de crise, muito se fala, especula, perde, ganha, etc. Mas, em termos práticos, o que é possível aprender para aplicarmos em nossas vidas e nos negócios em tempo de crise? A crise pode ser uma ameaça ou oportunidade, basta saber como lidar com ela.

Racionalize o que é a Crise

Primeiro, vamos tentar racionalizar os vários nomes que se dão a uma crise.

Podemos começar pensando simplesmente que é um estado de desequilíbrio, anormalidade, imprevisibilidade, situação fora do controle, situação de perdas, etc.

Portanto, um estado fora do contexto da normalidade, se é que existe uma normalidade. Pois, todos os dias vivemos em maior ou menor grau um estado semelhante.

Trace planos de contingência para suportar a crise

Nem sempre tão agudo, mas é uma constante da vida. Ou seja, não importa o conceito, importa sim, entender, contextualizar na sua realidade, traçar um plano de contingência e agir com a melhor assertividade possível para transformar a crise em momento de oportunidade.

Consciente que nem sempre o mundo vai parar ou acabar.

Vamos lá, por que não formar um comitê e discutir serenamente a situação? Duas ou mais cabeças pensam melhor que uma.

Evite procurar culpados

Recomendo evitar encontrar culpados dentro ou fora da sua realidade; listar os reais problemas e ordená-los por gravidade; urgência e tendência para saber a real situação da empresa no momento de crise.

Trace planos corretivos

Traçar planos corretivos, adaptativos ou até inovativos, por que não; eleger responsáveis por fazer o que, quando e como; instalar um clima de realidade, positividade e otimismo na sua mente e de seu grupo para superar a crise.

Busque formas de resolver e se manter ativo

Enfim, arregaçar as magas e focar no melhor resultado possível e sobretudo parar de reclamar. Não resolve!

Conforme o dito popular, enquanto uns choram outros vendem lenços, não é?

Vamos em frente com as pessoas certas, processos revistos e tecnologias adequadas. Ainda tem dúvidas? Fale com um de nossos especialistas. Teremos prazer em auxiliar.

Acácio Neiva – sócio diretor da NEXPE – Contabilidade e Consultoria.  Contador, advogado e consultor empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo