NEXPE

startup-tecnologia-como-abrir

Como abrir uma startup de tecnologia? Entenda o que é e como investir

O DataHub, plataforma de inteligência de dados, indica um crescimento expressivo na abertura de negócios de tecnologia nos últimos 10 anos. De forma semelhante, o mercado de startups no Brasil foi impulsionado devido à digitalização de negócios em diversos segmentos durante a pandemia.

De acordo com os dados dessa mesma pesquisa, entre janeiro de  2011 a dezembro de  2020, foram registradas 176.482 novas empresas.

Sendo que em 2020, foram abertas 35.423 startups e empresas de tecnologia no país, uma alta de 210% em relação a 2011, de acordo com pesquisa feita pelo DataHub.

Assim, percebe-se que o nicho de startups em tecnologia é um excelente segmento de mercado a ser explorado. Quer saber como abrir uma startup de tecnologia? Entenda o que é e como investir.

O que é startup de tecnologia?

A startup é um modelo de negócios pautado no “ato de começar algo”. Uma marca das startups é a sua velocidade de crescimento em um espaço curto de tempo.

Diferentemente de uma empresa tradicional, a startup de tecnologia deve oferecer uma inovação no setor, buscando resolver uma dor antiga dos clientes.

Nesse sentido, deve-se promover a otimização de um serviço tecnológico já existente, por exemplo.

Defina a natureza jurídica

Antes de abrir a sua startup, saiba que é necessário identificar um formato empresarial. Portanto, escolha a natureza jurídica da sua startup tecnológica. A seguir, conheça os modelos existentes, os requisitos de cada um e escolha um deles. Vamos lá?

Microempreendedor Individual (MEI)

Um MEI não pode contar com sócios. Além disso, nesse tipo de empresa o limite de faturamento anual é de R$ 81 mil. 

O empresário na área de tecnologia ou profissional de TI pode ser MEI desde que ele se enquadre dentro de uma das seguintes atividades econômicas:

  1. Comerciante de equipamentos e suprimentos de informática independente – CNAE 4751-2/01;
  2. Instalador(a) de rede de computadores independente – CNAE 6190-6/99;
  3. Instrutor(a) de informática independente – CNAE 8599-6/03;
  4. Técnico(a) de manutenção de computador independente – CNAE 9511-8/00.

Essa é uma opção viável para o início da startup. No entanto, como o intuito dessa empresa é o crescimento rápido, é necessário fazer o desenquadramento assim que o limite de faturamento anual for superado. 

Empresário Individual (EI)

Um EI, assim como o MEI, não pode ter sócios. Quem for Empresário Individual deve estar atento às questões patrimoniais.

Isso porque há a possibilidade de que os patrimônios da pessoa física, isto é, do dono da empresa, possam ser confiscados quando não houver quitação de pagamentos da pessoa jurídica.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Sociedade Limitada Unipessoal ou SLU é uma natureza jurídica na qual não é necessário haver sócios.

Há uma distinção entre o patrimônio do empreendedor e o do dono da empresa. Também não há pré-requisito de percentual mínimo para compor o capital social.

Sociedade Limitada (LTDA)

Nesse tipo de sociedade há uma distinção em relação à quantidade de sócios. Na LTDA, a empresa apresenta mais de um sócio, ao contrário das demais. 

Outro fator de diferenciação em relação a EI e SLU é que a divisão de quotas de cada um deve ser inserida no contrato social e registrada na Junta Comercial no caso de surgirem alterações.

Afinal, como investir na abertura de uma startup de tecnologia?

Elaborar um planejamento estratégico 

A abertura de uma startup depende de um planejamento estratégico que inclua crescimento, ou seja, escalabilidade e também inovação.

Assim, na hora de abrir uma startup é crucial montar um plano de negócios, que contemple a mensuração de despesas, custos e investimentos a serem feitos.

Analisar o mercado

Outro ponto importante na elaboração do planejamento estratégico é analisar o mercado. Isso porque se o dono do negócio estiver ciente do contexto mercadológico da sua startup, desde o início do processo de abertura ele dará um passo à frente rumo ao crescimento da empresa.

A partir de uma boa análise de mercado será possível identificar as vantagens competitivas do negócio.

Essa avaliação incluirá:

  • O potencial do meu mercado;
  • Avaliação dos preços praticados no mercado;
  • Análise das ações praticadas na concorrência;
  • Verificação de potencial de nichos de atuação.

Busque investimentos

O melhor modo de impulsionar o crescimento de uma empresa é realizando investimentos. A implementação de novos recursos contribui na contratação de mão de obra, compra de equipamentos, ações de marketing, dentre outros.


Além disso, é possível participar de programas que colocam empreendedores em contato direto com os investidores de cada segmento, assim como de programas de aceleração de crescimento.  

Fique atento à burocracia

Empreender na abertura de uma startup de tecnologia, também é preciso estar atento aos processos burocráticos de cada etapa. 

Ainda em sua formalização é preciso estudar cada modelo de negócios, como o regime a ser enquadrado e a regulamentação específica do setor da atividade em exercício. 

O ideal é contar com apoio de um profissional especializado que orienta a realização dos processos desde o início. 

Colocar o planejamento em prática

Para colocar em prática o seu planejamento, é preciso planejar o seu crescimento. Para isso é fundamental identificar seus clientes em potencial e também a persona do cliente. Dessa forma, projete um cliente ideal para o seu negócio.

Assim, busque identificar quais são as dores e necessidades desse cliente, o poder aquisitivo dele. Faça isso por meio de pesquisas e feedbacks.

Busque a ajuda da NEXPE para abrir a sua startup de tecnologia

No planejamento da sua startup é necessário incluir fatores como a elaboração de relatórios econômico-financeiros. 

Nesse sentido, a Nexpe Contabilidade te ajuda a desenvolver o seu negócio! Nossos profissionais te darão todo o suporte na elaboração do planejamento estratégico, na análise de mercado e também contribuiremos para alavancar a sua área financeira!

Além disso, oferecemos serviços básicos em contabilidade como:

  • Balanço patrimonial e de demonstrativos afins; 
  • Análises econômico-financeiras de demonstrações contábeis; 
  • Demonstrativos dos cálculos dos impostos e declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Entre em contato conosco! Para ver mais artigos como este acesse o nosso blog, e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais. Acompanhe também: Coworking que história é essa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *