Elaboração de um planejamento tributário para uma empresa.

Você sabe o que é o planejamento tributário e como ele pode contribuir com a gestão da sua empresa?

Devido à alta e complexa carga tributária cobrada das empresas brasileiras, muitos empreendedores têm dificuldades em se manter de forma competitiva no mercado.

Mesmo após a criação do Simples Nacional, regime tributário que visa simplificar o recolhimento de tributos das pequenas empresas, muitos profissionais continuam com muitas dúvidas, principalmente na hora de cumprir suas obrigações fiscais. 

Diante de sua importância, iremos abordar a seguir como o planejamento tributário pode ajudar a sua empresa.

Confira nosso artigo!

O que é planejamento tributário?

O Planejamento tributário é uma ferramenta de uso essencial. Por meio de sua elaboração, é feita a gestão de:

Além disso, também se torna possível fazer o estudo de estratégias que visam reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre a empresa. 

O que contribui para que o empreendedor possa realizar uma gestão do estoque, processo de vendas, gestão de capital humano, dentre outras obrigações fiscais. 

Sendo assim, podemos dividir o planejamento tributário em duas etapas:

Operacional

Este é um planejamento básico, que permite que todos os procedimentos realizados em uma empresa sejam cumpridos de forma legal. 

Ou seja, permite uma maior orientação durante a criação de documentos como a escrituração de operações, pagamento dos impostos dentro do prazo previsto e etc.

Estratégico

Já o planejamento operacional, caso seja possível, sempre deverá ser feito antes do estratégico.

Isso porque este planejamento ajudará a enquadrar a empresa no regime tributário de forma mais assertiva. 

Sendo assim, a escolha do regime mais adequado irá ocorrer conforme as particularidades fiscais de cada modelo, setor de atividade e etc.

Diante disso, ao contrário do que muitos profissionais pensam, a implementação do planejamento tributário está além de manter as obrigações de uma empresa em dia. 

Por que você precisa planejar?

Quando falamos da importância do planejamento tributário e como ele auxilia na redução dos custos de uma empresa, muitos empreendedores acabam se interessando pelo assunto.

Mas afinal, como diminuir suas despesas de forma legal? Por meio da implementação de ações estratégicas, é possível reduzir o número de tributos pagos bem como os seus valores.

Estamos então nos referindo à um processo chamado de elisão fiscal.

Deste modo, para que um empreendedor consiga diminuir o valor de incidência da carga tributária cobrada, é possível realizar três ações;

  1. Evitar a incidência do imposto;
  2. Reduzir os valores totais a serem recolhidos;
  3. Retardar o pagamento.

Como fazer o planejamento tributário de sua empresa 

Ao longo do nosso artigo, o leitor pode perceber quais mudanças podem ser feitas por meio da implementação de um planejamento tributário, bem como os seus benefícios. 

Neste sentido, caso queira implementar as mesmas ações em sua empresa, é de fundamental importância procurar apoio de um profissional especializado. 

Principalmente, porque, quanto maior for a sua empresa, maior poderá ser a complexidade de suas atividades, devido à sua ampla variedade de produtos e serviços. 

Sendo assim, uma importante alternativa para microempresas é optar pela terceirização do serviço. Isso pode ser feito com a contratação de um escritório contábil. 

Assim que escolhido o contador, busque conversar com ele e apresentar todo o cenário que sua empresa atualmente está vivenciando. 

Ao fazer isso, estará contribuindo para que o profissional possa identificar se o regime tributário que atualmente a empresa está enquadrado é o ideal.

Caso não seja, ele poderá apresentar novas soluções. Afinal, uma empresa pode acabar mais impostos do que deveria.

Quer entender um pouco mais sobre a tributação brasileira que incide sobre as empresas? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a conteúdos exclusivos. 

Caso tenha ficado com dúvidas, utilize nosso campo de comentários. Teremos o prazer em responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo