5 dicas de Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas

Sem uma gestão financeira adequada, o seu negócio está fadado à falência. Por isso, é fundamental se organizar, ter um plano de contingência financeira e buscar uma assessoria contábil eficiente.

Dê o primeiro passo e coloque em prática as dicas abaixo:

Tenha um Fluxo de caixa estruturado

O Fluxo de Caixa é um importante instrumento de controle financeiro em que gestores mantêm o registro de todas as informações de recursos que saem e que entram em um determinado período.

Via de regra, o Fluxo de Caixa é uma ferramenta que possibilita o registro de todas as transações financeiras de um negócio. Você pode fazê-lo por diferentes maneiras. Controles manuais, planilhas eletrônicas ou através de software especializado.

Aproveite para ler: Dicas de Gestão Financeira para Micro e Pequenas empresas em Tempos de Crise

Tenha controle das Despesas

Toda empresa tem despesas administrativas, operacionais e comerciais. O controle rígido dos seus limites exige disciplina e medidores adequados. O descontrole de despesas leva muitos negócios a insolvência.

Faça o Controle de Custos de Mercadorias e Serviços

Os custos de mercadorias, fabricação e de prestação de serviços, é   parte fundamental para o sucesso de seu negócio.

A falta de controle financeiro ou erro no seu cálculo leva a erros irreparáveis na formação de preços, planejamento e orçamento financeiro, entre outros.

Esteja enquadrado no Regime Tributário Correto

O desconhecimento ou falta de boa orientação, pode levar à escolha errada do regime fiscal de uma empresa. Por consequência, pode fazer toda diferença na geração de lucros ou prejuízos. Uma boa assessoria contábil vai ser determinante na definição dessa escolha.

Aproveite para ler: Cuidados essenciais antes de abrir uma franquia

Invistas em Tecnologia, bom Software

Hoje o mercado oferece excelentes soluções para o controle financeiro das PMEs por valor totalmente viáveis. Não há porque tentar cuidar das finanças de maneira amadora.

Aproveite para ler: O futuro já chegou na sua carreira ou empreendimento?

Fale com um de nossos especialistas e saiba como nós, da Nexpe Contabilidade, podemos ajudar a sua empresa a crescer de forma saudável e estruturada.

Acácio Neiva – sócio diretor da NEXPE – Contabilidade e Consultoria.

Contador, advogado e consultor empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo