Muitos profissionais preferem manter suas atividades, na informalidade, do que ter dor de cabeça com processos burocráticos como o de abertura de empresas.  

Entretanto, manter seu um negócio legalizado é fator de importância para que possa empreender com sucesso no mercado. 

Deste modo, para que todo o processo de formalização de empresas possa ser feito de forma segura e ágil, é fundamental contar com o apoio de um profissional contábil, especializado no assunto.

Quer saber como abrir uma empresa em Belo Horizonte? Confira a seguir nossas ótimas dicas.  

Dicas para abrir empresa em Belo Horizonte

Você sabia que Belo Horizonte é a segunda melhor cidade para se abrir empresa no Brasil? A capital de Minas Gerais possui um processo mais enxuto, o que colabora para a agilidade no processo. 

Sendo assim, preparamos para os nossos leitores, algumas dicas essenciais, que devem ser seguidas por um empreendedor que deseja formalizar a atividade de seu novo negócio. 

Planejamento

Nossa primeira dica para quem deseja abrir uma empresa em Belo Horizonte, é contar com auxílio de um profissional qualificado na hora de elaborar o seu plano de negócios.

Esta tem sido uma atitude bastante negligenciada pelos empreendedores. Por diversas vezes, quando falamos em abrir um novo empreendimento, os empresários lembram da necessidade de ter um CNPJ, mas negligenciam o planejamento de sua empresa. 

Além disso, esta importante etapa, contribui para que a organização possa ser estruturada de forma saudável, colaborando para seu crescimento e completo desenvolvimento.

Tipos de atividade

Hoje existem três possibilidades de registro dos tipos de atividades. São elas:  

  • Prestação de Serviços;
  • Indústria;
  • Comércio atacadista.

Tipos de Natureza Jurídica

O terceiro passo para abrir uma empresa em Belo Horizonte, será verificar qual  será a  sua natureza jurídica. 

Deste modo, é possível optar tanto por se tornar uma pessoa jurídica pública como também privada. 

Existem diversos tipos de natureza jurídica, pelo qual as entidades empresariais podem optar. 

Veja a seguir, quais são:

  • Empresário Individual, ou MEI;
  • Sociedade Limitada;
  • Sociedade Simples, ou SS;
  • Sociedade Anônima;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Documentos necessários

Ao abrir empresa em Belo Horizonte, será preciso que o empresário reúna alguns documentos importantes. 

Caso o modelo de empresa tenha sócios será preciso apresentar:

  • 1 cópia do comprovante de residência;
  •  2 cópias autenticadas dos documentos pessoais ( RG e CPF de cada);
  •  Cópia da folha espelho da declaração do imposto de renda, do ano vigente. 

Já em caso de pessoas jurídicas, será preciso apresentar apenas:

  • 2 cópias simples do IPTU do Imóvel;
  • 2 cópias do contrato de locação ou compra do imóvel.

Qual o processo para abrir empresa em Belo Horizonte?

Cada uma das etapas citadas anteriormente, apresentam um nível de importância, sendo que todas precisam ser desenvolvidas com bastante atenção, tendo um contador como responsável. 

Diante disso, para abrir empresa em Belo Horizonte, todos os documentos reunidos devem ser apresentados aos órgãos da Receita Federal e à Junta Comercial. 

Atualmente, o período de aprovação dura em média três a cinco dias úteis.  Desta forma, logo após o envio de toda documentação a estes órgãos, o empresário já poderá se tornar uma pessoa jurídica e obter um CNPJ. 

Porém, para fazer emissão de notas fiscais, será preciso fazer o cadastro na Prefeitura sede de seu empreendimento. Sendo assim, em até 10 dias, todo o processo já poderá estar completado. 

Além do cumprimento destas etapas, para abrir empresa em Belo Horizonte também  é preciso apresentar o documento de  Análise Prévia da Viabilidade de Localização

Por meio deste processo uma análise completa do empreendimento deverá ser feita pela prefeitura. Sendo este órgão, responsável por determinar se a empresa pode ou não funcionar em determinado local. 

Precisando de ajuda para abrir a sua empresa em Belo Horizonte? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de especialistas, nós podemos te ajudar!

Esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo, caso tenha dúvidas utilize nosso campo de comentários. Acompanhe nosso blog, para ter acesso exclusivo aos nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo