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O QUE É TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

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Você já pensou em terceirizar as atividades de apoio que estão fora de suas competências essenciais e que pouco ou nada agregam valor percebido pelos seus clientes?

Se você é empresário, de micro a grande porte, profissional autônomo, profissionais liberais de todos segmentos, associações e afins, você deve considerar essa possibilidade. Na administração moderna não há lugar para amadorismo ou desperdício de recursos. O gasto desnecessário para manter uma estrutura interna para atividades de apoio como (pessoas, móveis, computadores, espaço, encargos sociais, etc) nem sempre justificam a “sensação de controle e segurança”.

O caminho da terceirização é um caminho sem volta, mas sem dúvidas é uma excelente opção. Esse serviço não tira férias, não traz atestado, não é insubstituível, não concentra poder e ainda custa bem menos recurso financeiro. Em um momento de crise sem precedentes é preciso reaprender a fazer e de se fortalecer para quanto a crise passar. Terceirize tudo que não for o foco do seu negócio. A vantagem competitiva está na venda e entrega do seu produto ou serviço e não numa cara infraestrutura de atividades que esvaziam o caixa do seu negócio.

O foco deve ser no produto ou serviço que se vende. Trabalhar para aprimorar os processos, desenvolver pessoas e se valer de toda a tecnologia disponível para sua atividade. Esse é o caminho que os empreendedores de sucesso estão trilhando, pois entenderam que a vantagem competitiva está na venda e entrega do produto ou serviço, e não em uma infraestrutura com custos altíssimos e atividades que esvaziam o caixa do negócio.

Exemplo clássico de terceirização é a contabilidade. Hoje até grandes corporações terceirizam essa atividade. Até bem pouco tempo, era um expediente só das empresas de pequeno e médio porte, motivadas pela falta de recurso para manter um setor contábil interno. A manutenção de atividades de apoio, tais como: folha de pagamento, serviços de RH, contas a pagar e receber, logística, são e serão sugadores de energia e dinheiro dos negócios.

Benefícios e modalidades

Muitos são os benefícios quando terceirizamos serviços e mão de obra. O gestor tem a possibilidade de focar no core business e passa a se dedicar mais ao negócio e às estratégias da empresa. Preocupações secundárias são compartilhadas com os parceiros, bem como a responsabilidade pela operação. Redução de custos, tempo e direcionamento de esforços e conhecimento, mitigação de riscos e erros são alguns desses benefícios. O objetivo passa a ser o aperfeiçoamento da gestão e conquistar os resultados planejados.

Outra vantagem é o aumento na agilidade nas tomadas de decisão, além da estrutura otimizada que torna possibilita mais flexibilidade, conseguindo acompanhar e se adaptar às mudanças do mercado e no comportamento do cliente. A organização fica mais enxuta e com menos setores e um organograma menor.

As áreas de atuação são muitas: administrativo, serviços financeiros, contábeis e fiscais, recursos humanos, de suprimentos, tecnológicos, marketing, auditoria, infraestrutura, telecomunicações, limpeza, segurança, entre outros.

Porém, quando uma empresa opta por terceirizar serviços e mão de obra, é muito importante estar atento à qualidade do que está terceirizando. Existem empresas e profissionais com expertise nessa atividade. Pesquise! Busque um time de especialistas.

Outro ponto importante é entender se esse modelo de trabalho é adequado para estrutura da sua empresa. Apesar do crescimento expressivo desse setor e das suas possibilidades positivas, é preciso analisar cuidadosamente se ele compensa e é o melhor caminho para o seu negócio.

Legalização

Nessa modalidade de trabalho alguns cuidados devem ser tomados para que o empreendedor não seja questionado pelos órgãos fiscalizadores e que não leve à responsabilização trabalhista. Aumentar demais a terceirização pode ser um risco para o empreendedor e pode criar passivos trabalhistas.

O vínculo trabalhista do funcionário é com a empresa terceirizada e não a que está contratando e isso deve ficar muito claro. Exija a apresentação de documentos que comprovem essa regularização trabalhista. Tenha uma relação de transparência com a empresa prestadora terceirizada. Não abra mão do contrato e todos os acordos devem ser documentados. E o mais importante: antes de optar por esse modelo de trabalho, procure conhecer os detalhes da legislação que rege a terceirização de serviços no Brasil. 

Se a sua empresa já adotou esse modelo de trabalho, conta pra gente como tem sido a experiência. Comente, compartilhe nosso conteúdo em suas Redes Sociais e confira nossos outros artigos.

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