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7 PASSOS PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO:

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Iniciar um negócio é o sonho de milhares de pessoas em todo o mundo, mas não é tão simples quanto parece. Ser empreendedor é um grande desafio. Ter uma boa ideia e disposição para colocá-la em prática é muito importante, porém não é o suficiente. É preciso conhecimento e planejamento sobre um conjunto de áreas que serão primordiais para o desenvolvimento do negócio. É fundamental saber administrar cada uma delas para obter o sucesso desejado sobre o produto ou serviço ofertado.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Antes de tudo é preciso ter um plano de negócio realista. Planejamento não é perda de tempo, é necessidade básica, pois dará um direcionamento de quem são os seus concorrentes, gasto iniciais e recursos necessários para abrir um negócio. O planejamento estratégico deve ser um processo sistêmico para avaliar o melhor caminho a ser seguido. Os objetivos devem ser claros, dentro de um contexto previamente analisado de cenário, metas definidas e ações mais inteligentes e efetivas.

Caso você tenha dificuldades em colocar no papel suas ideias, saiba que no mercado há profissionais preparados para te ajudar. Pesquise e tenha uma assessoria especializada.

CONTROLE FINANCEIRO

Controle Financeiro é fundamental e faz toda a diferença no desenvolvimento do negócio. Ele permite uma visão geral das finanças, dos recursos monetários existentes, de aplicações a médio e longo prazo. Além disso, ajuda a gerir pessoas, realizar investimentos e controlar gastos, construindo reservas emergências e outras ações para manter a saúde da empresa.

Esses processos devem ser sempre organizados e aprimorados. O Controle Financeiro deve ser uma tarefa diária: como está, aonde quer chegar e o que fazer para construir estratégias inteligentes para um crescimento saudável e sustentável. É preciso ter um olhar fixo sobre as finanças para poder ampliar as oportunidades.

PESQUISA DE MERCADO

O mercado mudou. O comportamento dos consumidores mudou e você deve estar preparado pra isso. É necessário conhecer o público alvo, criar pesquisas com análises que identifiquem as melhores estratégias a seguir. É preciso aprender com a concorrência, prever tendências, identificar erros, estudar a realidade do mercado, e também entender como está a imagem da empresa.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite planejar, coletar e analisar os dados relacionados. Quando você conhece o seu mercado e o seu público, você é capaz de identificar oportunidades, além de reduzir os riscos na tomada de decisões e aumentar com efetividade os acertos.

CONTABILIDADE CONSULTIVA

Já pensou quanta dor de cabeça pode lhe trazer um problema contábil na sua empresa? Por isso, é extremamente importante contar com uma contabilidade consultiva, em que você possa confiar. Uma Contabilidade Consultiva atua de forma mais próxima, com o foco no relacionamento com o cliente para diagnosticar e cuidar da saúde da empresa.

Ao contratar esse serviço tenha em mente: experiência de mercado, disponibilidade, compromisso com os prazos, confiabilidade e credibilidade.  Além disso, é muito importante que tenha experiência na sua área de atuação, com um atendimento bem avaliado pelos seus clientes.

MARKETING DIGITAL

É muito importante ter em mente que marketing não é gasto e sim investimento. Quem não é visto não é lembrado, então invista em estratégias de marketing adequadas para o seu negócio o quanto antes.

O marketing digital é um grande aliado para que o negócio tenha visibilidade. O cliente, de um modo geral, busca por produtos, serviços e referências sobre determinada empresa através da internet. Sites, Redes Sociais com conteúdo relevantes, blogs e sites de vídeos, são os mais acessados. Dessa forma, é fundamental que a sua empresa esteja bem posicionada em todas essas plataformas e seus recursos.

Invista em profissionais qualificados dessa área, busque boas referências e trabalhe para que a sua marca apareça e principalmente, esteja preparada para vender.

METAS REALISTAS

Quando se trata de definir metas realistas, é preciso ter foco. Ter ambições é importante, mas ter o pé no chão e estabelecer metas alcançáveis é muito necessário. Faça metas específicas, mensuráveis e atingíveis e concentre-se em alcançar um objetivo de cada vez para não prejudicar o andamento dos processos.

É muito melhor que elas sejam alcançadas e aumentem gradualmente do que a frustração de uma meta que nunca é alcançada. Metas realistas motivam e estimulam os colaboradores.

Lembrando que, todo em gerenciamento de projetos se resume à comunicação. Ao estabelecer metas, você precisa comunicar à sua equipe de forma clara e consistente os seus planos, afinal ninguém faz nada sozinho. A comunicação deve estar bem alinhada e bem definida para que não desencontros nos processos. O foco deve ser as metas e todos devem estar voltados para os resultados e objetivos estabelecidos.

CONHECIMENTO DO RAMO

Um dos maiores erros que um empreendedor ou profissional pode cometer, é não conhecer o mercado de atuação de sua empresa. Alguns por ingenuidade, outros por comodidade, a questão é, sem o mínimo de conhecimento e experiência, o negócio pode estar fadado ao fracasso. Antes de iniciar um projeto, é necessário o conhecimento e a análise do seu mercado, criando fundamentos sólidos, que o preparem diante das tempestuosas mudanças do mercado.

Acácio Neiva – sócio diretor da NEXPE – Contabilidade e Consultoria.  Contador, advogado e consultor empresarial.

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